GESTÃO DE ATIVOS

Sistema Integrado de Gestão de Ativos

O caminho para a Excelência Operacional passa por uma gestão eficaz dos ativos.

QUER TRANSFORMAR A VISÃO DA MANUTENÇÃO

DE CUSTO PARA INVESTIMENTO?

Conteúdo

Este Programa de Formação é para quem quer extrair o maior valor dos seus ativos, melhorando a performance, otimizando os custos e gerindo os riscos!


Os participantes serão capacitados no Sistema Integrado de Gestão de Ativos (SIGA) e em cada um dos seus processos para que possam entender a base de gestão necessária para a formulação de uma Estratégia de Ativos de Excelência.


O Gestor irá aprender:

Interdependência entre os PROCESSOS de manutenção

Estruturar a MANUTENÇÃO DO DIA-A-DIA

Otimizar o processo de manutenção e reduzir os eventos de falhas (MANUTENÇÃO PROATIVA)

Controlar o trabalho e DESCENTRALIZAR AS ATIVIDADES (Excelência Organizacional)

INFORMAÇÕES GERAIS

15 módulos divididos em 3 níveis

45 horas totais (sessões de 3 horas)

Partilha de material didático complementar

Master Class com especialistas

Certificação final digital

Receber mais informações

NÍVEL I

VISÃO GERAL DO SIGA


  • Gestão de Ativos e ISO 55.000
  • Objetivos e Diretrizes
  • Política de Manutenção
  • Compreendendo o Sistema Integrado de Gestão de Ativos (inputs e outputs)
  • Papeis e responsabilidades da equipe
  • Autodiagnóstico
  • Exercícios práticos

NÍVEL II

MANUTENÇÃO

DO DIA-A-DIA


  • Priorização da Manutenção
  • Planejamento da Manutenção
  • Execução e Revisão dos Trabalhos
  • Gestão de Materiais e Serviços
  • CMMS (Computerized Maintenance Management System) - Tecnologia
  • Sistematização da Manutenção
  • Manutenção Preventiva

NÍVEL III

MANUTENÇÃO

PROATIVA


  • Monitoramento da Condição
  • Melhoria das Habilidades da Equipe
  • Histórico de Equipamentos
  • Análise de Falhas
  • Estratégia de Ativos
  • Manutenção Preditiva
  • Excelência Organizacional


QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Cadastre-se e receba mais informações.

Um de nossos especialistas entrará em contato.

Política RGPD

Seus dados estão protegidos conosco.

Acesse nossa loja

Testemunhos dos nossos clientes

Agora em novembro, tive o prazer de participar do primeiro módulo do Programa EAD em Gestão de Ativos ministrado pelo Instituto Aquila. Sou um entusiasta da questão de gestão de ativos e quando surgiu a oportunidade não tive dúvidas em me inscrever. A minha experiência anteriormente com o Instituto Aquila foi muito positiva e não poderia perder essa oportunidade. 

Em parceria com o Aquila desenvolvemos o diagnóstico e implementação do Sistema integrado de Gestão de Ativos em duas usinas. Passados dois anos e meio, posso afirmar que foi um grande passo na gestão de ativos que obtivemos. A base e conhecimento transmitido pelo Aquila estão norteando em muito nossas ações.

Hoje temos análise estruturada e consistente de falhas, KPIs totalmente aplicáveis as nossas operações, reuniões estruturadas por nível de competência, implantação de auditoria dos procedimentos de manutenção e operação realizada pelo corpo técnico da instalação. 

Com toda certeza foi um grande passo de gestão que obtivemos no desenvolvimento e implantação do Sistema Integrado de Gestão de Ativos.

Augusto Gregatti

Gerente de Produção

CPFL Geração, Brasil

Praticamos os Aspectos humanos da gestão quando envolvemos, desenvolvemos e capacitamos os colaboradores. Implementamos os Processos simples e eficazes quando paramos para analisar a nossa forma de atuar e identificamos oportunidades de melhorias.

Garantimos os Resultados empresariais sustentáveis quando somos proativos e superamos Metas desafiadoras.

Glauco Bernardo

Coordenador de Oficinas de Material Rodante no MetrôRio, sobre o trabalho em Gestão de Ativos

MetrôRio, Brasil

Sessão importante para quem quer tomar os primeiros passos na gestão dos seus ativos. Os procedimentos são explicados de forma clara, muito organizada e dinâmica. Os momentos criados para interação dos participantes são interessantes e permitem fomentar ainda mais a discussão e perceção dos problemas e soluções entre os vários participantes.

Carolina Gonçalves

Responsável Planeamento, Aprovisionamento e Controlo na Direção da Manutenção 

Cerealis Produtos Alimentares S.A., Portugal

Metodologia

MODELO

Aulas online ao vivo com

conteúdo personalizado

INTERAÇÃO

Plataforma de interação com os alunos

ATIVIDADES PRÁTICAS

Exercícios práticos com uso de gamificação

Webinars sobre Gestão de Ativos

WEBINAR GESTÃO DE ATIVOS

PROCESSOS

Como a Gestão de Ativos pode contribuir para as organizações superarem os desafios

WEBINAR GESTÃO DE ATIVOS

TECNOLOGIA

Como aprimorar a Gestão de Ativos através da Transformação Digital

Instrutores

LUCIANO GOMES


Especialista em Gestão de Ativos, com liderança de mais de 40 projetos em empresas líderes mundiais. Executivo e Consultor sócio com 20 anos de experiência em Melhoria Contínua de Desempenho de Processos Industriais e atuação internacional na condução de programas de Gestão da Manutenção, Gestão da Qualidade, Gestão da Confiabilidade, Processos Lean e Six Sigma. Formado em Engenharia Civil, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Brasil) e formado em Educação Executiva na área de Gestão de Operações pela Kellogg School of Management nos EUA.

CLAUDIA BESSAS


Especialista em Excelência Operacional, consultora sócia do Instituto Aquila e coautora do livro "Formação de Gestores: Criando as Bases da Gestão". É formada pela FEI em São Paulo - BR e possui mais de 15 anos de experiência, já tendo atuado em mais de 10 países em projetos com foco em melhoria de desempenho das organizações. Hoje é responsável por projetos do Aquila na Europa.

Tem experiência em empresas de diversos segmentos, como Construção, Alimentos e Bebidas, Mineração, Cimentos, Indústria de Aço, Mídia Broadcast, Telecomunicações, Esportes e Entretenimento.


MARIANA FERREIRA LOPES

Consultora Sócia com 13 anos de experiência em 4 continentes. Participação e coordenação de projetos em Excelência Operacional e Manutenção, Gestão Estratégica e de Projetos, Gestão de Processos e Formação de Líderes. Ajudou empresas líderes globais a alcançarem a Excelência em Gestão de Ativos e Manutenção, através da melhoria da disponibilidade de equipamentos com redução de custos e aumento do OEE (Overall Equipment Effectiveness).

Formada em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia do Porto – PT, Mestrado em International Business e MBA pelo MIT Sloan - EUA|Univ. Nova de Lisboa PT|Univ. Católica PT.

DOUGLAS LOURENÇO


Consultor Sócio do Grupo Aquila.

É formado em Economia pela

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – BR .

Já atuou em 5 países da

América do Sul e Europa

implementando projetos de gestão, como Excelência Operacional, Gestão de Ativos, Gestão de Processos, Gestão de Custos e Despesas e Programas de Formação.

Tem experiência em empresas de diversos segmentos, como Construção, Energia, Transportes e Bebidas.





Siga-nos nas redes sociais:

    

® Todos os direitos reservados.